Como dar um estudo Bíblico? Criamos um mini-guia para ajudar você!

4 minutos para ler

Compartilhar a Palavra de Deus é muito mais do que um anseio dos nossos corações, pois é também uma ordem bíblica, quando lemos em Marcos 16:15 “Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura”. Mas, muitos pensam que saber como dar um estudo bíblico é privilégio apenas dos grandes pregadores.

Na verdade, quando a Palavra diz “ide e pregai” é para todos os que receberam a Cristo e creem Nele. É claro que algumas pessoas têm maior facilidade, mas todos foram chamados a anunciar o Evangelho de alguma forma.

Por isso, para quem deseja cumprir o chamado de Cristo, seja como um pregador ou um líder de pequeno grupo, preparamos um mini-guia para dar direção e alguns passos de como dar um estudo bíblico que abençoe a vida de outras pessoas.

Planeje com antecedência

O planejamento antecipado é essencial para qualquer tipo de reunião, grande ou pequena. A organização antecipada garante que o pregador seja claro em suas palavras e transmite confiança e segurança.

Para isso, o primeiro passo é a oração. Ela proporciona conexão e intimidade com Deus e dá direção para suas palavras. Além disto, o tempo de oração é quando vamos buscar por purificação e obediência.

É Deus quem pode nos capacitar para a pregação, por isso consagre a Ele o momento de estudo e tenha uma vida dedicada a oração, desta forma as palavras usadas vão transmitir o Evangelho com autoridade e sabedoria.

Escolha do texto bíblico

A mensagem a ser anunciada depende do perfil dos ouvintes, por exemplo, pode-se falar especificamente a um grupo de jovens, ou de idosos, ou ainda para um grupo de crianças

Independente do público, a mensagem deve ter alicerce na Palavra de Deus, por isso é importante a escolha de uma passagem bíblica como referência principal do estudo. Para isto, aproveite o tempo de oração e peça que Deus lhe mostre qual texto bíblico ele deseja falar àquelas pessoas.

Nem sempre é fácil, mas quando receber o texto procure diferentes traduções da Bíblia e medite em cada palavra. Se houver algum termo que não compreenda, busque em dicionários e use materiais de concordância bíblica para examinar passagens similares.

Entenda o contexto

Certamente o texto bíblico orientado por Deus está dentro de um contexto histórico, pois é assim com cada trecho da Bíblia. Para ter confiança em como dar um estudo bíblico, é muito importante conhecer o pano de fundo e o que acontece após a passagem bíblica que estudamos. 

Entender o texto e contexto vai ajudar na criação da estrutura do estudo, pois com essas informações o pregador tem condições de contar a história e elaborar sua apresentação de forma prática para que todos entendam.

Escreva um esboço

Para fazer um esboço não preciso nada elaborado ou com muitas palavras, mas sim uma estrutura resumida do que Deus trouxe ao seu coração. Quanto menos palavras tiver, melhor será, pois é apenas um auxílio na comunicação. 

Um modelo de como dar um estudo bíblico pode ser feito desta forma: 

  • Introdução — conte uma ilustração ou uma história que crie conexão e atraia a atenção do público;
  • Leitura bíblica — aproveite para explicar sobre o contexto;
  • Argumentação — procure falar com proximidade e autoridade para transmitir as verdades bíblicas; e
  • Conclusão — destaque trechos importantes que levem os ouvintes à reflexão.

Engaje as pessoas

Ao concluir suas palavras, convide os ouvintes a refletirem sobre a mensagem e os ajude demonstrando como as palavras ditas podem ser aplicadas nas experiências diárias, seja na família, trabalho ou na igreja. 

Se estiver em um grupo pequeno, convide para participarem expressando a opinião sobre o que foi estudado. Se o grupo for maior, peça que as pessoas façam algum movimento, como ficar de pé ou ir até á frente para um tempo de oração.

Seguindo esses passos é possível saber como dar um estudo bíblico e transmitir com clareza a mensagem de Deus. Além disso, busque utilizar livros de apoio e materiais com conteúdo que agreguem à sua mensagem, para demonstrar como a Palavra de Deus é viva, atual e prática.

Então, se você gostou deste post e conhece mais dicas sobre como dar um estudo bíblico, deixe seu comentário.

Posts relacionados

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.