Saiba como fazer compras online com segurança

4 minutos para ler

Não tem como fugir: as compras online conquistaram (e seguem conquistando) muitas pessoas. Seja pela praticidade, seja pelos preços mais atrativos, é cada vez mais comum encontrar pessoas que compram tudo na internet — desde roupas e sapatos a livros e eletrodomésticos.

Ainda assim, é bom ser cauteloso para não cair em nenhum tipo de golpe virtual. Para se livrar de qualquer chance de sofrer uma dor de cabeça desse tipo, a melhor alternativa é saber como fazer as compras online com segurança. Se você quer se informar sobre o tema e descobrir o que considerar nesse sentido, leia este artigo.

Esteja atento aos prazos

Algumas pessoas estão dispostas a esperar muito tempo por um produto, mas, em algumas situações, isso não é possível. Convenhamos: quem nunca precisou de algo com mais agilidade, não é mesmo? Portanto, para não ser surpreendido com a demora na entrega, é importante analisar o prazo de entrega.

Proteja os dados pessoais

O compartilhamento de dados na internet é uma prática cada vez mais comum, mas é importante ficar atento se eles são pedidos em momentos que fazem sentido. De um modo geral, as informações solicitadas são: nome, telefone, CPF, endereço, número do cartão, bandeira e número verificador.

Caso eles ultrapassem muito isso, é bom ponderar e considerar a possibilidade de fraude. Acredite: ter essa mentalidade ajuda muito quem quer fazer compras online com segurança.

Pesquise sobre a reputação do fornecedor

O histórico e a reputação do fornecedor são assuntos importantíssimos! Vale pesquisar as reclamações em sites especializados no assunto e, se possível, conversar com alguém que já teve a experiência de compra por meio desse canal. Assim, fica mais fácil saber o que esperar!

Além disso, é importante considerar como agir em casos de necessidade de devolução e/ou reclamação. Outro ponto de atenção é o preço do frete (você pode preferir sites que têm frete grátis ou descontos neste sentido).

Saiba com quem está negociando

A internet pode parecer uma terra sem lei, mas a boa notícia é que não precisa ser assim. Basta ter uma postura perspicaz, como verificar o nome empresarial e o número de inscrição do fornecedor (CPF ou CNPJ). Além disso, as lojas virtuais devem disponibilizar o endereço fixo e eletrônico, assim como todas as informações de localização e contato.

Nesse caso, uma dica é checar se todas as informações são compartilhadas e, de quebra, ligar para o número antes de fechar qualquer compra. Assim, você confirma o tipo de funcionamento e evita dor de cabeça.

Analise se o tráfego é feito com segurança

Uma ótima forma de se preservar é analisar se o site é confiável. Um bom começo é perceber se existe a sigla “https” no endereço. Para ir além, veja se ele tem um cadeado ou chave e, caso tenha, clique em cima dele para o certificado de segurança do site.

Para fechar, não poderíamos deixar de evidenciar os cuidados com o pagamento. Como na maioria dos casos isso envolve o compartilhamento de dados do cartão de crédito, é importantíssimo que isso aconteça com segurança. Lembre-se de manter o antivírus atualizado, pois ele ajuda a garantir que os dados não serão roubados.

Agora que você conhece alguns aspectos que deve levar em conta sempre que quiser fazer compras online com segurança, não deixe de colocar essas dicas em prática. Tomar uma medida cautelosa e investigativa é uma ótima forma de não cair em uma das diversas ciladas disponíveis no meio online.

Se você gostou das nossas sugestões e quer continuar acompanhando outros materiais, não perca tempo e assine a nossa newsletter agora mesmo. Assim, você acompanha tudo de forma mais fácil.

Posts relacionados

Um comentário em “Saiba como fazer compras online com segurança

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.