Como confiar em Deus plenamente? Uma prática diária para o cristão

4 minutos para ler

Confiar em alguém não é tarefa fácil! Sempre existe aquele receio em sermos traídos, decepcionados e machucados (uma realidade que, inclusive, já atingiu muitos de nós). Pois, quando o assunto é confiar em Deus, a realidade não é muito diferente. Mesmo conhecendo alguns dos seus atributos, é difícil “sair de cena” e confiar que Ele trabalha a nosso favor.

A boa notícia é que esse tipo de sentimento e postura podem ser cultivados com o passar do tempo. É isso mesmo: você pode desenvolver a confiança!

Se você quer saber como fazer isso, passar a confiar em Deus plenamente e as vantagens que isso pode trazer, então este artigo foi feito para você. Leia até o final e inspire-se!

Por que devo confiar em Deus?

Se tem uma pessoa que é digna da nossa confiança, então essa pessoa é o próprio Deus. Nada mais natural, já que Ele não mente (Números 23:19) e não deixa de cumprir suas promessas (Salmo 89:34) — uma combinação de fatores que faz toda diferença quando o assunto é se alguém é confiável.

Além disso, os atributos revelam que Ele tem todo poder, mas que não nos abandona. Muito pelo contrário, Ele tem interesse em cuidar da nossa vida. Histórias com testemunhos desse tipo já foram compartilhadas no decorrer dos séculos e merecem atenção.

Vale a pena confiar Nele?

Se você ainda não está completamente convencido se deve mesmo seguir confiando em Deus, veja abaixo três motivos que elencamos para você.

Ter paz em meio as aflições

Não se desesperar no meio das dificuldades pode soar longe da realidade de muitas pessoas, mas é possível! Vivenciar uma experiência desse tipo fica mais fácil quando o nosso coração parte do entendimento que as coisas podem não estar no nosso controle, mas nunca saíram do controle de Deus.

Quando confiamos em Seu amor e cuidado por nós, então fica bem mais fácil ter paz em qualquer situação (mesmo em meio as dificuldades).

Descansar em alguém mais poderoso e bondoso

Quem não gosta da sensação de saber que existe alguém mais poderoso que nós, responsável por cuidar da nossa vida? É exatamente isso que Deus faz conosco! E essa não é uma garantia de que tudo vai dar certo na nossa vida terrena, mas é uma certeza de que tudo coopera para o nosso bem.

Endireitar os caminhos

Quando confiamos em Deus, Ele também se encarrega de direcionar a nossa vida e endireitar tudo que está “torto”. Ele mesmo nos ajuda a encontrar o caminho e ter paz no coração. Tenha em mente que nem tudo depende de você e, a melhor solução para acertar o trajeto é colocar a confiança Naquele que pode te guiar pelos melhores caminhos!

Como desenvolver esse sentimento?

A confiança é uma prática diária e deve ser alimentada e nutrida por meio do relacionamento. Se você parar para pensar, logo vai perceber que começamos a confiar com mais facilidade nas pessoas que conhecemos, afinal de contas, elas já tiveram oportunidade de demonstrar o seu caráter.

Se nós que somos falhos, conseguimos tomar atitudes desse tipo, quanto mais o próprio Deus. Ao longo da história, Ele já provou ser confiável na vida de milhares de pessoas. A Bíblia é recheada de exemplos de grandes homens e mulheres que aprenderam a confiar em Deus (e foram mais felizes depois disso).

Por isso, o grande segredo é investir em um relacionamento diário e íntimo com Ele, pois, somente assim a confiança é desenvolvida. Invista seu tempo em oração, leitura da Palavra (e diversos outros livros de aprofundamento), jejum e práticas de louvor. O tempo vai ajudar você a perceber que o sentimento de confiança vai começar a fazer parte da sua vida naturalmente!

Agora que você sabe o que fazer para confiar em Deus plenamente (ou ao menos começar a caminhada), lembre-se de incorporar as práticas abordadas nesse texto no seu dia a dia. Elas farão toda diferença na sua rotina e na forma como você experimenta o cuidado de Deus com você!

Se você conhece outras pessoas que também precisam ser encorajadas com este texto, então não perca tempo: compartilhe este conteúdo nas redes sociais! Nos encontramos por lá!

vida do cristãoPowered by Rock Convert
Posts relacionados