Construindo um Casamento

5 minutos para ler

3 coisas que você pode melhorar no seu casamento AGORA e como seguir melhorando cada vez mais

Você vive dias que são verdadeiros desafios na sua relação conjugal? Sente que poderia tentar fazer melhor, mas não faz ideia de onde começar?

Se não, você é um dos poucos privilegiados para os quais este artigo não se aplica.

Se sim, então você faz parte da grande maioria dos seres humanos que povoam o planeta Terra.

Relaciono abaixo alguns aspectos que SEMPRE podem ser melhorados em nossa vida conjugal, não importa o grau de maturidade ou quantos anos de casados atingimos. Vamos lá?

1. Estabeleça um diálogo genuíno

Para um bom diálogo é preciso, antes de tudo, saber ouvir o outro.

Tudo bem, não é novidade para ninguém que diálogo fortalece um casamento. Aliás, qualquer relação é fortalecida quando conversamos mais entre nós. Meu marido e eu adotamos há algum tempo o hábito de perguntar ao outro como foi o dia e, naturalmente, a nossa relação já era bem mais próxima que a da maioria dos casais amigos.

Na época a gente não sabia muito bem o que nos fazia mais unidos, afinal, todo casal acredita que possui boa comunicação. No nosso caso, esse diálogo se traduz em conhecermos tão bem o cotidiano um do outro que aguardamos os próximos capítulos daquele projeto com fulano ou daquela conversa com ciclano como se fossem seriados de ação.

O grande diferencial foi:

Quando escutamos com interesse verdadeiro o que o outro tem a dizer, nos tornamos mais confiáveis, mais íntimos, e o nosso amor acabou por ser fortalecido. Sejamos como em Tiago 1:19:

“Portanto, meus amados irmãos, todo o homem seja pronto para ouvir, tardio para falar, tardio para se irar”.

2. Busque mais intimidade com Deus

Ter uma vida com Deus é a base para qualquer projeto de vida.

O casamento foi criado por Deus e para Deus, assim como tudo, conforme Romanos 11:36: Porque dele e por ele, e para ele, são todas as coisas.

Mas parece, entretanto, que esse propósito do casamento está esquecido por muitos nos dias de hoje. Quando agimos e nos relacionamos com nosso cônjuge como se Deus não fosse o centro e o propósito de tudo, acabamos por cometer um desses dois erros:

Primeiro erro: pensamos que nós mesmos somos o centro da relação. E com isso, a felicidade do outro somente é considerada depois que nos consideramos felizes. E, considerando que no mundo teremos aflições, quando é que vamos fazer nosso(a) companheiro(a) feliz? Eis, portanto, um casamento e dois infelizes.

Segundo erro: pelo contrário, consideramos o outro como a pessoa mais importante da relação. Nós abdicamos do nosso ego para satisfazer o outro, mas esta é uma falsa abdicação, pois ainda assim esperamos que, no mínimo, o outro faça o mesmo por nós. Começam então as exigências sem sentido, as queixas e o consequente isolamento.

Entretanto, quando colocamos Deus como o senhor da relação, Ele nos direciona para um casamento duradouro, sólido e frutífero.

3. Reorganize seu tempo

Se você é casado, com certeza entende a seguinte situação:

Você quer manter uma boa comunicação, espera manter uma intimidade com Deus, mas quando chega em casa do trabalho, está tão cansado e estressado que tudo o que quer é um “momento de paz” em frente à TV ou computador.

Ou então, você ficou em casa mesmo, mas são tantas tarefas, tantas obrigações “para ontem” que, quando vê, o dia já acabou e nada de tirar o projeto “casamento perfeito” do papel.

Falta planejamento. Falta prioridade. Falta tempo para o que realmente importa.

Então, algumas semanas (ou até dias) depois, o relacionamento volta à estaca zero e todas as boas intenções de sair da mesmice não passaram de boas intenções.

Como recuperar o tempo perdido e edificar um casamento de sucesso?

Imagine olhar para a pessoa amada e ver nos olhos dele(a) o amor construído em anos e anos de história e trabalho duro juntos.

Pense em poder chegar ao final do dia e conversar com alguém que se importa genuinamente com os seus problemas, sem pré julgamentos ou menosprezo.

Imagine ter seu cônjuge como um aliado, e não como um empecilho, na sua caminhada com Deus.

A nossa sociedade já não prepara mais seus filhos para uma relação tão intimamente comprometedora e séria, que é o casamento. Temos que buscar preparo, temos que ir atrás de informações de qualidade que nos direcionem rumo a um relacionamento abençoado; e nesse sentido, escolher um material que atenda essa necessidade.

O livro “Construindo um Casamento” foi especialmente desenvolvido para a edificação de um relacionamento sólido, duradouro e com propósitos. Ele trabalha áreas como Comunicação, Espiritualidade, Relacionamento sexual, Gerenciamento de estresse e Resolução de conflitos. O material foi escrito por conselheiros cristãos especializados e credenciados, e traz informações valiosas para o relacionamento conjugal.

E você, já cuidou do seu casamento hoje?

Bianca Borges Fauro

Posts relacionados

Um comentário em “Construindo um Casamento

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.