Saiba o que é um culto doméstico e por que ele é tão essencial

4 minutos para ler

Estar em comunhão com os irmãos é um aspecto importantíssimo para o desenvolvimento da vida cristã. Nada mais natural, já que Deus usa a vida e a experiência de quem caminha ao nosso lado para abençoar a nossa trajetória e para se revelar de formas diferentes e ainda mais completas.

Além de participar nas igrejas, o culto doméstico é outra forma de se relacionar. Como o próprio nome indica, ele acontece em casa e, nesse caso, a reunião é mais informal e costuma contar com a presença da família. O objetivo de um encontro desse tipo é fortalecer e aprofundar os conhecimentos da Palavra de Deus de uma forma mais leve e com mais liberdade.

Se você ficou curioso e quer entender por que ele é tão importante, então leia este artigo e conheça as vantagens que ele traz consigo. Vamos lá?

Estabelece uma rotina em família

Os momentos em família são muito importantes, mas é cada vez mais difícil conseguir reunir e engajar todos os membros. Seja pela rotina corrida, a falta de tempo, o cansaço ou as mais diversas razões, não dá para negar que ter uma rotina em família é difícil.

Um culto doméstico pode surgir como uma das prioridades familiares, afinal de contas, é um momento para parar e refletir sobre o próprio Deus e Seu propósito para as nossas vidas. Além disso, essa é uma oportunidade de os pais ensinarem por meio do exemplo a relevância de dedicar parte da semana para os devocionais e busca de Deus.

Gera crescimento espiritual dos envolvidos

Sempre que queremos conhecer uma pessoa de forma mais aprofundada, precisamos dedicar algum tempo para isso, não é mesmo? Procurar saber sobre o que ela gosta (e não gosta) e separar algum tempo de convivência são algumas atitudes que podem ser tomadas em situações desse tipo.

Pois bem, a realidade com Deus não é muito diferente. Quem quer vivenciar um período de crescimento espiritual precisa separar algum tempo para se dedicar a práticas como a oração e leitura da Bíblia.

Ajuda a estabelecer os valores cristãos

Estabelecer valores cristãos para o desenrolar da vida não é uma tarefa fácil! Isso porque os princípios do mundo estão cada vez mais arraigados na sociedade, diminuindo assim o apelo de alguns valores cristãos relevantes, como um casamento duradouro e constituição da família.

Separar um tempo para o culto doméstico representa a oportunidade de meditar nos princípios bíblicos e os benefícios que eles podem trazer para a nossa vida. Assim fica consideravelmente mais fácil estabelecer os valores cristãos para todos os membros da família.

Oportunidade de estreitar os laços

Estar em contato para compartilhar as vitórias e dificuldades também aproxima muito as pessoas. Por mais que o laço de sangue seja o principal responsável pela união de muitas famílias, é fundamental ir além e também compartilhar momentos, aflições, alegrias e dificuldades.

Separar um tempo para compartilharem o que têm vivido é muito relevante, já que vocês podem orar uns pelos outros e assim criar laços de alma que podem ser ainda mais perenes e duradouros.

Depois de ler este artigo e entender as vantagens que um culto doméstico pode trazer consigo, não deixe de ponderar sobre a possibilidade de adotar essa prática na sua casa com a sua família. Explique para os envolvidos como a dinâmica acontecerá de forma simples e descomplicada (principalmente se tiver filhos pequenos) e, de forma complementar, conte que esse é um momento para compartilharem um pouco mais sobre Deus, em um dia e horário reservados para essa prática.

Se você gostou do conteúdo e quer continuar se inspirando, então leia nosso artigo sobre como cultivar uma boa convivência em um lar cristão. Nos encontramos por lá! 

Posts relacionados

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.