Dons espirituais: como colocá-los à disposição do Reino?

6 minutos para ler

Em uma pesquisa do Instituto para o Desenvolvimento Natural da Igreja, sediado na Alemanha, citada no livro “As 3 cores dos seus dons”, 80% dos cristãos não sabem quais são seus dons espirituais. Este é um fator preocupante, pois os dons foram dados a todos os que herdarão a vida eterna.

No entanto, muitos cristãos vivem anos dentro da igreja ou praticando sua fé sem se preocupar em conhecer sobre o assunto. Eles são negligentes, imparciais e desinteressados em buscar entendimento sobre as questões de seus dons.

Em I Coríntios 12:1 há uma palavra clara deixada a todos sobre o desejo do Senhor:

“ Irmãos, quanto aos dons espirituais, não quero que vocês sejam ignorantes.” (1 Cor 12:1).

Desta forma, no corpo de Cristo cada membro é chamado a desempenhar uma função e para tal recebeu um dom espiritual.

Se você não sabe ainda qual dom Deus o concedeu, acompanhe este artigo para conhecer mais sobre seus dons espirituais e colocá-los a disposição do Reino em obediência à Palavra de Deus.

O que são dons espirituais?

A palavra utilizada para dom no grego original é “Charisma” e significa presente. É a manifestação do Espírito de Deus presente na vida daqueles que o receberam, ele é oferecido pela graça para que os membros do corpo sejam produtivos, cada um em sua função na obra do Senhor.

Por isso, um talento natural ou uma habilidade adquirida pode ser confundida com um dom. Para diferenciar é preciso avaliar a motivação, pois quando desenvolve aquilo que é um dom a pessoa percebe que as forças não são suas e assim não há desânimo. Mas, há um sentimento de que Deus está agindo.

Na Bíblia existem 3 principais passagens que abordam sobre os dons espirituais. Em cada uma delas, uma lista de dons é identificada. Sendo assim divididas:

  • Em Romanos 12: 6-8 são eles: profetizar, servir, dar ânimo, ensinar, contribuir, liderança e misericórdia;
  • Em I Coríntios 12:4-11 são: palavra de sabedoria, conhecimento, dons de cura, fé, operação de milagres, profecia, discernimento de espíritos, variedade de línguas e a interpretação de línguas; e
  • Em I Coríntios 12:28 são: profetas, mestres, cura, ajuda e administração.

Estas aptidões oferecidas a cada um, quando identificadas e sabiamente manifestas dentro da igreja, trazem unidade, alegria e edificação mútua, fornecendo assim o bem-estar comum a todo o corpo de Cristo.

Qual é o propósito deles?

Em 1 Pedro 4:10 diz: Cada um exerça o dom que recebeu para servir aos outros, administrando fielmente a graça de Deus em suas múltiplas formas.”, o que significa que há uma variedade de dons espirituais e como um corpo que possui muitos membros, todos eles são úteis para a obra de Deus.

Por isso, o propósito dos dons é que a manifestação do amor de Deus seja demonstrada por cada um para proporcionar o bem aos outros ao seu redor e fazer conhecida a glória de Deus.

Todos foram capacitados para receber dons, mas na Palavra de Deus há clareza ao afirmar que os dons por si só não têm influência no Reino. Por isso, se uma pessoa possui um dom, mas não o exercita com amor e motivação em ajudar o outro, sua atuação é vazia.

Os dons espirituais têm como fim principal mover o corpo de Cristo em harmonia, como Paulo diz em I Coríntios 13, há uma maneira excelente de utilizar os dons que é quando são motivados pelo amor mútuo.

Como descobrir seus dons?

Buscar ser cheio do Espírito Santo, a fim de receber os dons espirituais, é uma atitude correta diante da graça recebida de Deus, por isso, os dons são dados por Ele e distribuídos da forma que o Espírito desejar.

Não há nada que um cristão possa fazer para merecer um determinado dom. Não depende do cargo ocupado na igreja, das boas obras realizados ou do tempo de convertido que possui, pois é um favor concedido por Deus segundo a vontade Dele.

Então para descobrir qual é o seu dom é preciso observar algumas evidências em seu viver diário. A primeira está ligada à sua motivação básica, para isso é preciso conhecer o que, como cristão, você realiza com a alegria e disposição transmitindo o amor de Deus.

Depois, tentar observar situações e atividades em que você não tem dificuldade em completar, pelo contrário são realizadas totalmente sem que se sinta fraco ou abatido. Desta forma, é preciso buscar conhecimento sobre cada um dos dons e praticar a fim de desenvolver seus próprios dons e usá-los com amor para o crescimento do Reino de Deus.

Os dons serão reconhecidos em você, pelos irmãos na fé, quando eles forem impactados e edificados pela manifestação de seus dons.

Como colocá-los a serviço do Reino?

Alguns cristãos ao descobrirem quais são seus dons espirituais sentem dificuldade em expressá-los ou em saber como exercer em serviço valoroso para o Reino. O que acontece, na maioria das vezes, por não valorizarem o que receberam.

Não é preciso participar de uma grande acontecimento dentro da igreja, não é necessário estar cercado por outros irmãos ou esperar um momento de impacto para exercitar o seu dom.

Para servir ao Senhor com seus dons basta desenvolvê-los por onde andar ou em qualquer circunstância em que se fizer necessária a sua atuação. Mesmo que longe das multidões, em uma conversa particular com outras pessoas, desde que seja exercido com amor e objetivo final de fortalecer e encorajar o outro em sua jornada de fé. 

Se a sua atuação impactar outra vida para gerar esperança e sorrisos, então é certo que seu dom foi usado para o Reino de Deus.

A prática dos dons e a busca por sua manifestação na igreja e nas comunidades são importantes, mesmo quando acontecem de maneira diferente para cada membro, pois assim o corpo de Cristo pode apresentar um bom funcionamento e crescimento.

A literatura cristã oferece excelentes contribuições no estudo dos dons espirituais. Estudiosos e pastores compartilham seus conhecimentos e aprendizados em livros que podem levar você a conhecer, descobrir e entender melhor quais são os seus dons e como usá-los a fim de tornar o Reino de Deus conhecido.

Se você deseja saber mais sobre dons espirituais e deixar que Deus use sua vida a favor do Evangelho, entre em contato com a Nazalivros que dispõe de títulos variados para ajudá-lo em sua busca.

Posts relacionados

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.