Por que participar da escola bíblica dominical? Entenda sua importância

4 minutos para ler

Você certamente já ouviu falar sobre a escola bíblica dominical em algum momento na igreja, não é verdade? Ela é de grande importância para o seu crescimento espiritual, dentro e fora da comunidade.

Nesse espaço, é possível aprender mais sobre as técnicas de estudo bíblico, o comportamento cristão dentro e fora da igreja, a importância do convívio e comunhão com os irmãos de fé, entre vários outros ensinamentos.

Sendo assim, saiba mais sobre a escola bíblica dominical e a sua importância para a espiritualidade do cristão. Acompanhe este post!

Como surgiu a escola bíblica dominical?

A escola bíblica dominical tem origem na Inglaterra, no fim do século XVIII. Ela foi idealizada por um jornalista chamado Robert Raikes. O conceito surgiu em um contexto de alta taxa de analfabetismo na população, assim como de desigualdade social no local.

Como resultado, as crianças precisavam trabalhar por cerca de 12 horas diariamente, sem acesso à educação. O seu único dia de folga era o domingo, quando ficavam nas ruas e adotavam comportamentos hostis, em meio a agressões e xingamentos, ainda na juventude.

Observando essa realidade, Raikes percebeu que o futuro dessa geração seria bastante sombrio se não tivessem acesso a uma boa educação. Dessa maneira, teve a ideia de criar uma escola para ensinar os fundamentos da moral cristã e boas maneiras.

Não demorou tanto tempo para que essa ideia se espalhasse pela região e se dissipasse por todos os continentes. O sucesso foi tanto que, em 12 anos, o nível de criminalidade havia se reduzido bastante na cidade em que foi instalada a primeira escola dominical.

Por que participar da escola dominical?

Ainda que o contexto atual seja outro e as crianças recebam um maior cuidado de suas famílias, a importância de aprender ensinamentos cristãos desde a época infanto-juvenil não foi dispensada.

Por isso, vale a pena dedicar algumas horas de seu domingo para esse ensino semanal, a fim de que bons frutos sejam cultivados no coração de todos os alunos. A seguir, veja alguns motivos para investir na escola bíblica dominical!

Local para aprender sobre a Bíblia

Uma das principais atividades feitas nessa reunião é o estudo sobre as escrituras. No entanto, esse aprendizado não é feito de maneira complicada, mas são usadas técnicas lúdicas e dinâmicas para que seja possível absorver melhor as mensagens de Deus.

Ótima oportunidade para fazer amigos

A dinâmica apresentada no local é uma ótima forma de fazer amigos, visto que brincadeiras e jogos são feitos semanalmente e isso ajuda a fortalecer o contato com os colegas. Além disso, esse é um espaço onde diversas pessoas estão reunidas com o mesmo propósito. Dessa maneira, o resultado é uma amizade verdadeira, com ajuda mútua, principalmente no sentido espiritual, com o objetivo de conduzir um ao outro para o céu.

Desenvolve caráter e empatia

Os aprendizados na escola são voltados para ensinar o comportamento ideal para um cristão. Dessa maneira, o aluno conhece mais sobre a moral cristã e entende que o amor ao próximo, assim como a empatia, são cada vez mais necessários no mundo.

Agora que você sabe mais sobre a escola bíblica dominical, não perca tempo e procure participar dos encontros realizados na igreja que você participa. Assim, é possível crescer espiritualmente rumo à santidade, em companhia com os seus irmãos.

Quer saber mais sobre este assunto? Então, confira alguns livros ótimos para serem trabalhados na escola dominical!

Posts relacionados

3 thoughts on “Por que participar da escola bíblica dominical? Entenda sua importância

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.