Estudo Bíblico: 4 dicas para se organizar e criar uma rotina que funciona

4 minutos para ler

O estudo bíblico é uma prática importantíssima para todo cristão nascido de novo. Nada mais natural, já que uma vez que reconhecemos o amor de Deus que nos alcançou, a nossa resposta natural é querer conhecer cada vez mais sobre Ele.

Por outro lado, muitas vezes ficamos sem saber como nos organizar — um aspecto que faz toda diferença. Se você não acredita, então pense como qualquer atividade pode ficar em segundo plano se não houver uma rotina dedicada. A falta de priorização, rotina agitada, dificuldade em focar e procrastinação são apenas alguns exemplos que atrapalham.

Se você quer saber como resolver essa situação de uma vez por todas, então está no lugar certo! Leia este artigo até o final e inspire-se com as dicas sobre como se organizar para estudar mais a sua Bíblia. Vamos lá?

1. Crie um caderno de estudo bíblico

Ter um espaço separado para fazer anotações, registrar dúvidas e ainda realizar os devocionais faz toda diferença. Esse é um caderno para escrever suas percepções sobre o trecho bíblico, o que Deus ministrou ao seu coração e outros versículos relacionados.

Além de fazer com que você se concentre aos estudos com mais facilidade, essa é uma forma de ter um material com a sua caminhada cristã no decorrer dos anos. Assim você consegue ter um registro de tudo que vocês viveram nesse tempo.

2. Conte com a ajuda de um livro orientador

Muitas pessoas não sabem, mas existem muitos livros orientadores para o estudo bíblico (inclusive algumas Bíblias com estudos e devocionais). Caso você tenha dificuldade de focar ou ainda não sabe por onde começar, tenha em mente que esses materiais podem ser verdadeiros aliados, então desfrute da ajuda deles.

Invista na aquisição de um deles e direcione assim os seus próximos momentos de estudo com mais facilidade e leveza.

3. Organize metas diárias de estudo

A maioria das pessoas é orientada por metas, mas para que os resultados sejam efetivos, isso envolve a necessidade de se organizar. Um passo importante é computar as metas (e seguir cada uma delas, claro). Você pode priorizar o seu estudo bíblico por tempo, dias específicos da semana ou ainda livros Bíblicos que gostaria de ler e estudar.

Acredite, o estudo pode fluir com mais facilidade se você programar um espaço na sua agenda e passa a ser direcionado por metas.

4. Faça grupos de estudo

Embarcar em um novo projeto com amigos e conhecidos ajuda grande parte das pessoas. Isso porque eles podem ser verdadeiros impulsionadores dessa prática. Uma forma eficiente de fazer isso é por meio de reuniões periódicas em que vocês se reúnem para a realização do estudo bíblico.

Em conjunto, você pode aumentar a sua percepção sobre o texto bíblico ou ainda sobre o que realmente ele significa. Além de estudar, vocês podem ainda estabelecer momentos de comunhão, que costumam agregar muito. Lembre-se que vocês fazem parte de um Corpo e andar em conjunto é uma das melhores formas de se sentir devidamente amado e cuidado.

Depois de ler este artigo e conhecer algumas dicas importantes de como se organizar para tornar o estudo bíblico uma prática na sua vida, não deixe de incorporar cada uma delas. Estudar a Bíblia é uma prática indispensável para qualquer cristão, afinal, esse é o alimento para nossa alma e Espírito.

Se você gostou desse texto e quer continuar se informando sobre o tema, indicamos o nosso manual prático da vida do cristão para sua próxima leitura. Nos encontramos por lá!

Posts relacionados