LIVRO IMPRESSO OU DIGITAL: QUAL É A MELHOR OPÇÃO?

4 minutos para ler

Atualmente, é possível encontrar muitos conteúdos disponíveis na internet, gratuitamente ou não. Os avanços da tecnologia também permitiram novas formas de leitura, como os leitores de livros digitais.

Por esse motivo, está cada vez mais comum a dúvida entre optar por um livro impresso ou digital. Afinal, cada um deles oferece suas vantagens, enquanto apresentam alguns pontos negativos.

É por isso que, neste post, vamos apresentar um comparativo entre conteúdos físicos e digitais para que você possa decidir qual é a melhor opção para você!

Livro impresso ou digital: eis a questão

Seja para estudar, seja para trabalhar ou, até mesmo, para cuidar da espiritualidade, os livros são a melhor fonte. Afinal, são anos de trabalho de um autor que podem ser absorvidos em alguns dias, somente por meio da leitura.

Sendo assim, com ou sem tecnologia, eles nunca deixarão de estar em alta, na forma física ou disponível em plataformas digitais. Por essa razão, com a quantidade de dispositivos ao nosso alcance, muitas vezes, pode ser difícil escolher em qual modalidade ler um conteúdo.

A seguir, confira as principais vantagens e desvantagens de cada versão de leitura e saiba como escolher a ideal para você!

Vantagens

Primeiramente, vamos entender quais são os benefícios que os livros digitais e físicos têm a oferecer para nós. Acompanhe!

Livros digitais

Um dos pontos mais positivos dos e-books é que eles não ocupam espaço físico. Dessa maneira, o transporte é feito de maneira muito mais prática, sem perigo de danificar a capa ou páginas da obra.

Além disso, essa é uma ótima maneira de praticar a sustentabilidade, tendo em vista que não foi necessária nenhuma árvore desmatada para que você pudesse apreciar a leitura de um conteúdo.

Outro benefício é que as cópias digitais têm um preço mais em conta, visto que vários gastos são poupados, como impressão, transporte, armazenamento físico, entre outros custos presentes em versões impressas.

Sem mencionar que a variedade de obras em espaços online é muito maior, o que é um benefício e tanto para os cristãos, pois alguns livros religiosos podem ser bem difíceis de encontrar na própria cidade. Além do mais, você tem uma maior interatividade, podendo grifar sem causar marcas permanentes nas páginas.

Livros físicos

Nada consegue causar a mesma sensação que passar as páginas de um livro, poder sentir a sua textura ou inalar o seu cheiro. Todos esses detalhes proporcionam mais prazer à leitura. O rendimento e a concentração são maiores quando um estudo é feito por meio de uma obra física.

Também é possível evitar o cansaço da vista por conta do contato em excesso com telas iluminadas. Afinal, até mesmo os modelos de leitores digitais sem luz embutida podem ser cansativos, justamente pela associação a um dispositivo com iluminação artificial.

Desvantagens

Como visto na apresentação dos benefícios de cada uma das peças, os livros digitais têm desvantagens em relação ao conforto da leitura, devido à luz artificial do aparelho usado para ler.

Além disso, eles não provocam a mesma sensação de satisfação de leitura que uma obra física e, dependendo do dispositivo escolhido, é preciso fazer um investimento inicial para ler os e-books, como no caso dos leitores de livros digitais.

Já os manuscritos impressos entram em desvantagem por conta do uso de recursos naturais em época de crise ambiental, o que não é um grande incentivo para a sustentabilidade no dia a dia. Além disso, eles apresentam um valor mais alto e ocupam mais espaço físico, em casa ou na bolsa.

Desse modo, a decisão entre livro impresso ou digital fica a seu critério. Ambos apresentam pontos fortes e fracos e tudo depende daquilo que você está em busca no momento. Por isso, considere mais as vantagens que cada um desses modelos apresentam e selecione o que mais se adéqua às suas necessidades.

Gostou deste post? Quer ficar por dentro da literatura cristã? Então, siga os nossos perfis no Facebook e no Instagram para se manter atualizado!

Posts relacionados

2 thoughts on “LIVRO IMPRESSO OU DIGITAL: QUAL É A MELHOR OPÇÃO?

  1. Que bacana! Surgiu uma curiosidade aqui: a Nazalivros pretende disponibilizar livros no formato digital? Eu tenho uma porção de livros fisicos e digitais, mas confesso que na hora de buscar um conceito específico ou uma anotação, nada melhor que poder usar o bom e velho “Ctrl+F”! =)

    1. Olá Bianca. Sim, vamos ter alguns livros em formato digital. Já estamos estudando a melhor forma de fazer. Assim, você vai poder utilizar o CTRL+F.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.