7 livros cristãos que todas as pessoas deveriam ler

7 minutos para ler

Um desafio que todo cristão enfrenta é a dificuldade de encontrar fontes confiáveis para estudo sobre a igreja e para os momentos de lazer. O universo da literatura é muito amplo e contempla os mais variados assuntos. Existem livros cristãos que falam sobre finanças, vida social, relacionamentos, família e, claro, a vida com Deus e a sua santidade.

Então, para ajudar na sua escolha, elaboramos uma lista com 7 livros e materiais que não podem faltar na sua prateleira.

1. A Semelhança de Cristo — John A. Knight

Para iniciar a nossa lista de livros cristãos que você precisa ter, vamos falar sobre A semelhança de Cristo. Essa é uma obra produzida por John A. Knight (1931 – 2009) para que fosse um material de estudos sobre os planos de Deus para o povo santo.

John foi um importante ministro e superintendente da Igreja de Nazareno e o presidente do Colégio Nazareno, em Mount Vernon, que fica em Ohio. Entre os livros que escreveu, A semelhança de Cristo se destacou por tratar e orientar os leitores sobre levar uma vida santa e por abordar que todas as obras criadas por Deus foram feitas para nós, homens, e por meio de nós.

Para isso, durante a sua leitura e estudo, encontrará diversos questionamentos e discussões sobre o plano Dele para a nossa vida santa, que é aquela em que Ele nos chamou e para a qual nos criou. Além disso, encontrará um rico glossário com termos sobre a santidade para que possa aumentar o seu vocabulário e conhecimentos sobre o tema.

2. Aperfeiçoando o Amor — Willian M. Greathouse

Aperfeiçoando o Amor foi escrito por Willian M. Greathouse, um superintendente emérito da Igreja de Nazareno em Van Buren, no Arkanzas. Nesse livro cristão, o autor desenvolveu um verdadeiro guia para construir e fundamentar uma vida de santidade, de acordo com os padrões e ensinamentos da Bíblia.

No livro, Willian explica que a igreja é um meio para glorificarmos o nome do Espírito Santo, que é quem preenche esse espaço sagrado. Então, não devemos encarar a igreja como um reservatório, mas sim como um canal para a nossa vida santa e missão no mundo.

Exatamente por esse modo de abordagem, Aperfeiçoando o Amor, recorrentemente, está entre os livros cristãos que são utilizados como material para estudos teológicos, pois trata de maneira objetiva, direta e clara toda a doutrina da santificação e o que é necessário para alcançá-la.

3. A Vida Disciplinada — Richard Shelley Taylor

Teólogo e educador, Richard S. Taylor (1912 – 2006) foi um importante escritor e ministro da Igreja de Nazareno. Em sua vida, seguiu com comprometimento a missão de ser educador, evangelista e pastor.

Entre as suas obras, A vida Disciplinada, lançada em 2003, traz à tona a vida de disciplina dos cristãos em relação a Deus e à santidade. Durante os seis capítulos, Richard discorre que a disciplina é a chave e o segredo para não cairmos em demagogismo e nos desviarmos de nossos objetivos.

Para o autor, a disciplina, em si, não é a santidade, nem mesmo o nosso sofrimento nos conduz a ela, mas é necessário que tenhamos essa obediência nos momentos em que a tentação aparece e que a nossa natureza nos indica o caminho mais fácil para a santificação. A santidade é alcançada com trabalho, confissão e purificação, sendo que, para esse processo, é importante conhecer e evitar os perigos da sociedade moderna.

Contudo, Richard deixa claro que para ser um cristão disciplinado é preciso ter maturidade espiritual, pois ela é algo que se desenvolve de dentro para fora. Para isso, o último capítulo mostrará o que é preciso para se tornar uma pessoa disciplinada, como o hábito da oração e o respeito ao tempo de cada coisa.

4. Construindo um Casamento

Sabemos que a vida a dois é algo que pode ser bastante complicado, não é mesmo? Afinal, estamos convivendo com outra pessoa, que tem experiências e pensamentos diferentes dos nossos. Exatamente por isso que Construindo um Casamento está na nossa lista de livros cristãos que você precisa ler.

Essa é uma obra que deve ser utilizada pelo guia dos estudos, sendo mais indicada para pequenos grupos. O livro foi elaborado por um conjunto de educadores, que são cristãos, especializados no assunto e credenciados. Foi compilado por Larry R. Morris, que o organizou em sete elementos para construir um relacionamento sólido, duradouro e com propósitos.

Para lidar com os desafios encontrados no dia a dia do seu casamento, a coleção o leva a trabalhar diferentes áreas da vida em conjunto, incluindo a comunicação, a melhor maneira de lidar com os conflitos e, principalmente, como manter a espiritualidade presente na vida cônjuge.

5. Bíblia comemorativa dos 60 anos

Em comemoração aos 60 anos da Igreja de Nazareno, foi lançada uma edição especial de aniversário. Nela encontrará toda a história da igreja, conhecerá nomes importantes dessa trajetória, como o Dr. Earl Mosteller, que foi o pioneiro e responsável por ministrar o primeiro culto no Brasil, em 13 de outubro de 1958.

Poderá mergulhar em uma aventura verídica, que foi necessária para romper barreiras e descobrir lugares que precisavam de santidade e espiritualidade. Além disso, entenderá como a missão da Igreja de Nazareno no Brasil começou com um público de 12 pessoas e se transformou em mais 170 mil discípulos, que preenchem cerca de 600 igrejas.

6. Manual da Igreja de Nazareno

Se você sempre tem dificuldades de encontrar informações de confiança para estudar, nada melhor que um manual oficial. Então, na nossa lista de livros cristãos que agregam seus conhecimentos, destacamos o Manual da Igreja de Nazareno, mais precisamente a edição 2017-2021.

O material contém toda a constituição e fundamentação da Igreja de Nazareno, os artigos de fé e um breve histórico. Essa é a fonte oficial, tanto para os cristãos que querem aprofundar os seus estudos, quanto para os setores da administração, incluindo pastores, ministros e superintendentes.

O manual conta, ainda, com todos os estatutos, rituais de fé, doutrina e a nova legislação, que foi decretada em 2017, pelos delegados da Assembleia Geral da Igreja de Nazareno.

7. Materiais sobre a escola bíblica dominical

Para completar a sua prateleira de livros cristãos, indicamos materiais e manuais sobre a Escola Dominical, que trata de atividades educacionais sobre o cristianismo com o objetivo de evangelizar crianças, jovens e adultos.

Esse conceito, que se tornou um verdadeiro movimento, surgiu na Inglaterra como exercício cristão para as crianças ociosas durantes os domingos. Para isso, o acervo, como a Formação Espiritual e toda a coleção do Caminho para a verdade.

Os livros cristãos que indicamos são fontes oficiais e de fácil entendimento, seja para os seus momentos de estudo, seja para o seu lazer. Dessa maneira, se mantém mais próximo de Deus e aprimora os seus conhecimentos para que possa passá-los para toda a sua família.

O que acha de adquirir os livros dessa lista? Basta entrar em contato conosco para comprar essas obras sem precisar sair de casa!

vida do cristãoPowered by Rock Convert
Posts relacionados