Descubra por que o ministério jovem é tão importante na igreja

4 minutos para ler

É bem provável que você já tenha ouvido que os jovens são o futuro da nação. Pois bem! A realidade não é diferente no caso das igrejas, afinal, uma congregação saudável tem uma juventude saudável.

Eles são os principais responsáveis por manter o corpo diversificado, unido e com o vigor necessário para continuar ativo por muito tempo. Justamente por isso, é muito importante que as igrejas invistam em um ministério jovem — um aspecto ainda negligenciado em alguns casos.

Esse grupo precisa de motivação e orientação nessa faixa etária, principalmente se considerarmos que é um período de muitas tentações. Se você quer entender por que um ministério desse tipo faz toda diferença, então leia este artigo sobre o tema. Vamos lá?

Os jovens fazem parte do corpo de Cristo

O corpo de Cristo na Terra é versátil e atinge as mais diversas pessoas que foram quebrantadas pela atuação do Seu Espírito. No caso da juventude não é diferente! Inclusive, os jovens estão nas igrejas desde o começo do cristianismo e prova disso é a carta do apóstolo João que diz: “Eu vos escrevi, jovens, porque sois fortes, e a palavra de Deus permanece em vós, e tendes vencido o Maligno” (1 João 2:14)

Anos e anos atrás, o apóstolo já entendia a relevância de incentivar esse grupo. Sabendo disso, é importante que todas as congregações tenham essa mesma visão: os jovens fazem parte do Corpo, por isso, merecem atenção e espaço. Para ajudar nesse sentido, o ministério jovem é uma das melhores iniciativas para o grupo.

A juventude precisa de orientação

Se você está um pouco mais velho, então é provável que consiga perceber com mais clareza como os jovens precisam de orientação. A necessidade de aceitação é um aspecto que tem muito peso nessa fase, sem contar com um mundo de possibilidades que se abre diante de cada um deles nesse período da vida.

O ingresso na faculdade, por exemplo, pode significar uma exposição a grupos, experiências e conversas que jamais tenham sido vivenciadas antes. Por isso, é importante que recebam instrução para romper com esses desafios.

Para poder passar pelos desafios desse momento, é importante que a igreja esteja preparada e passe toda a orientação necessária. Em meio a todo esse suporte, fica mais fácil seguir confiando em Deus.

O ministério jovem ajuda no crescimento espiritual

A igreja tem um papel determinante no desenvolvimento espiritual das pessoas. No caso dos jovens, ela tem um desafio ainda maior, tendo em vista que eles passam por desafios específicos nesse período da vida. A igreja deve apoiar esse grupo no crescimento da vida cristã, influenciando-os para que eles continuem firmes nos princípios e conceitos da palavra de Deus.

A juventude é uma fase linda e diferenciada, mas é importante que todos saibam viver esse momento com responsabilidade. Para isso, um ministério saudável deve contar com líderes inspiradores, verdadeiramente envolvidos, preparados e treinados para o desafio.

Depois de ler este artigo e entender um pouco melhor como um ministério jovem é crucial para a sua igreja, não deixe de investir nesse sentido. Criar grupos de relacionamento fortes e duradouros faz com que eles possam se ajudar e fortalecer nesse momento da vida.

Se você gostou do conteúdo e quer entender um pouco melhor sobre a importância do embasamento bíblico para crianças, leia nosso artigo sobre a relevância da escola bíblica dominical. Nos encontramos por lá!

Posts relacionados

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.