O que é avivamento e por que ele é essencial na vida cristã?

4 minutos para ler

Quando o assunto é o que é avivamento, muitas pessoas ficam perdidas. Várias delas logo pensam em horas de adoração, pessoas rendidas e milagres. É bem verdade que tudo isso pode fazer parte, mas um processo genuíno vai além das palavras e momentos específicos.

Uma pessoa que foi avivada pelo Espírito de Deus vivencia uma mudança no comportamento e quebrantamento de coração. Justamente por isso, ele é indispensável na vida de qualquer cristão, afinal de contas, precisamos ter a nossa fé renovada de tempos em tempos.

Se você ficou curioso e quer entender mais sobre o assunto, então leia este artigo completo sobre o tema. Vamos juntos mais uma vez?

Afinal, o que é avivamento?

Como o próprio nome indica, avivamento é o ato de se avivar. Isso significa que tem como objetivo tornar mais ativo, despertado e vivo. De modo geral, essa palavra é usada no contexto religioso e a ideia é remeter a um período de renovação espiritual, ou seja, momento em que acontece um reforço da fé em Deus.

Grandes avivamentos já aconteceram no decorrer da história. Entre os mais famosos, podemos destacar o Avivamento da Rua Azuza (EUA) e das llhas Fiji. Além de um grande despertar espiritual, eles trouxeram impactos na sociedade que perduram até os dias de hoje.

Vale destacar que muitas pessoas confundem o avivamento com o avivalista. Enquanto o primeiro remete a ação de ser avivado, o avivalista é uma das pessoas usadas para promover esse estado. Ele funciona como uma peça “chave”, pois clama constantemente e acaba se tornando um canal de avivamento onde quer que ele vá.

Quais são as características de um avivalista?

Para tornar o entendimento ainda mais simples do que é um avivalista, levantamos algumas das características mais comuns. Ele é uma pessoa verdadeiramente comprometida com o avivamento, ou seja, ele ora para que isso aconteça, clama pela presença de Deus e vive uma nova realidade de vida todos os dias.

Tudo isso vai além das práticas diárias que vários de nós adotamos no nosso momento devocional. O avivalista é comprometido com uma caminhada próxima de Deus. Ele entende a importância de separar a sua vida e consagrar-se constantemente. Como resultado, ele acaba se tornando um verdadeiro canal em que a unção e presença dEle fluam com facilidade.

Qual a importância do avivamento para a vida espiritual?

Agora que você entende um pouco melhor o que é avivamento, é essencial saber a relevância que ele tem para a sua vida espiritual. A própria Bíblia revela alguns acontecimentos desse tipo. No Dia de Pentecostes, por exemplo, os apóstolos viram parte da profecia de Joel se cumprindo (Jl 2: 28 – 32).

Enquanto estavam em oração (como havia sido ordenado por Jesus), o Espírito Santo desceu para revestir aquele grupo de poder. Ele trouxe consigo manifestações por meio de línguas de fogo e todos eles foram cheios do Espírito. Um trecho de Isaías (Is 64: 1 – 3) também traz a visão de um avivamento para o povo de Israel. Nesse contexto, Deus também é associado a um fogo abrasador.

Entretanto, vale destacar que essa não é a única forma de Deus se manifestar. Ele pode avivar no meio da brisa, ou seja, na quietude do nosso coração. Independente da forma em si, o importante é que ele mude as nossas estruturas e princípios, transforme o nosso coração e mente e, por fim, converta o nosso coração ao de Deus.

Depois de ler este artigo ficou mais fácil entender o que é avivamento com mais clareza, não é mesmo? Agora que você já sabe o que ele traz consigo, busque-o de forma constante e comprometida. Acredite: você vai perceber como isso pode transformar a sua vida.

Se você conhece outras pessoas que também precisam entender um pouco mais sobre o assunto, então compartilhe este conteúdo nas redes sociais. Nos encontramos por lá! Até mais!

Posts relacionados

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.