Pais cristãos e o desafio de criar filhos nos caminhos de Deus

4 minutos para ler

É fácil identificar as transformações na sociedade nos mais diversos aspectos. Desde as relações entre as pessoas até os avanços tecnológicos, muitas mudanças aconteceram. Por isso, é comum encontrar pais cristãos perdidos quanto a educação dos filhos.

É desafiador constituir uma família e ensinar aos filhos os caminhos de Deus diante de tantas filosofias pregadas pelo mundo afora. Os valores bíblicos foram abandonados e relativizados, as notícias chocam e causam medo deixando as famílias confusas e desanimadas.

Porém, aos pais cristãos foi dada a Palavra de Deus. A Bíblia é o principal livro para conhecer as orientações sobre filhos. Os lares precisam de líderes comprometidos com a mensagem do Reino e que não desistam de cumprir a missão de ensinar o caminho em que devem andar.

Neste post vamos falar de alguns desafios e como enfrentá-los para alcançar o coração de seus filhos e ensiná-los as verdades bíblicas com sabedoria e amor.

Maiores dificuldades dos pais cristãos

Relativismo

Hoje, as crianças crescem com a ideia do individualismo, onde cada um pode fazer o que quer. Em todos os lugares se propaga a visão de que não há uma verdade única e nem um Deus. Cada um deve buscar sua própria felicidade e fazer o que julga melhor para si.

Os pais cristãos devem confrontar estes ensinamentos mostrando aos filhos que há uma verdade única, que se encontra em Deus e em sua Palavra.

Falta de Tempo

A corrida em busca dos bens materiais e o desejo de oferecer sempre mais aos filhos criou a terceirização da educação. As famílias não têm mais tempo de encontros onde há brincadeiras, risadas e ensinamentos.

Por isso, muitos lares têm abandonado a formação moral e espiritual de seus membros e desistido de incutir as verdades bíblicas no coração das crianças.

Influências seculares

Diante deste quadro qualquer influência externa tem poder avassalador na formação de crianças e jovens, o que tem feito os lares cristãos perderem sua essência e os ensinamentos de Deus.

Os diversos meios de comunicação, os professore e os amigos têm mais poder de orientar e convencer do que os próprios pais.

Importância de criar filhos no caminho do Senhor

Aos pais cristãos foi dada a missão de levar seus filhos aos conhecimentos sobre a fé e de fazê-los gravar em seus corações. Como a Bíblia orienta em Deuteronômio 6:6 e 7:

“Estas palavras que, hoje, te ordeno estarão no teu coração; tu as inculcarás a teus filhos, e dela falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e ao deitar-se, e ao levantar-te.”

Para isso, os filhos precisam reconhecer, nos pais, o compromisso e a prioridade em ensinar a Palavra de Deus, transmitindo seus valores de forma clara e segura. Precisam se sentir únicos, amados e importantes, para compreender as orientações e adquirir habilidades para enfrentar os problemas e os falsos ensinamentos do mundo em que vivem.

Criando filhos para glória de Deus

Somente Deus pode nos mostrar o que é uma boa escolha, sejam adultos ou crianças, Sua vontade manifesta é boa e perfeita, por isso como pais cristãos é importante:

  • Ensinar os valores: escolher viver e ensinar os valores que Deus deixou em Sua Palavra, mesmo quando isso seja totalmente contra as informações externas recebidas;
  • Cuidar da saúde emocional e espiritual: não crie um ambiente de tensão dentro de casa pelos problemas enfrentados no trabalho, pelo contrário mostre seu controle emocional diante das adversidades. Tenha sempre o compromisso de ler a bíblia e orar com seus filhos, para que entendam onde buscar ajuda e encontrar a paz;
  • Seja o exemplo: a frase conhecida que diz que ‘o melhor ensino é o exemplo’ é verdadeira e deve ser priorizada no lar. Deixe que seus filhos reconheçam Deus em suas atitudes, dentro e fora de casa.

Não parece simples como as palavras podem transmitir. Sabemos que as crianças e os jovens têm resistência em aprender, mas como pais cristãos é preciso encontrar maneiras agradáveis manter o diálogo com seus filhos e assim introduzir as mensagens do Reino de Deus.

Se você conhece outros pais cristãos que desejam criar seus filhos no caminho de Deus, compartilhe este artigo nas redes sociais para ajudá-los!

Posts relacionados

Um comentário em “Pais cristãos e o desafio de criar filhos nos caminhos de Deus

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.