Descubra como superar os conflitos no casamento

4 minutos para ler

O casamento é um sonho de Deus para o ser humano — isso é fato. Entretanto, por mais que algumas pessoas romantizem muito a união de duas pessoas, nem sempre esse tipo de relacionamento é fácil para os envolvidos.

É isso mesmo: a discordância é natural em qualquer relação, principalmente se considerarmos duas pessoas que foram criadas de formas totalmente distintas. Ainda assim, precisamos ter a sabedoria de manter um bom casamento e assim não desgastar o relacionamento.

Se você quer saber como superar conflitos no casamento, então está no lugar certo! Inspire-se com algumas dicas que levantamos neste artigo. Vamos lá?

Desenvolva a escuta ativa

A escuta ativa é uma maneira muito importante para desenvolver uma comunicação efetiva com o parceiro. Para quem não sabe sobre o que se trata, ela envolve uma maneira ativa de utilizar o tempo com a outra pessoa. Nesse caso, enquanto uma pessoa fala, você escuta e, de tempos em tempos, repete partes do que ela falou para demonstrar que está realmente envolvido no bate-papo.

Essa pode parecer uma atividade simples, mas a verdade é que ela está cada vez mais distante com o desenvolvimento das novas tecnologias que dispersam as conversas e contatos. Por outro lado, essa é uma forma de demonstrar que você escuta o seu cônjuge e, além disso, dá importância ao que ele diz.

Reconheça o erro

Pode ser bem difícil conviver com pessoas que não assumem os seus erros. Sabemos que todos nós estamos vulneráveis a isso, mas o reconhecimento do erro é a melhor forma de amenizar a situação e reconhecer que precisamos melhorar.

Portanto, quando errar ou tiver alguma atitude que não seja adequada, peça que o Espírito de Deus dê a humildade que você precisa para reconhecer o erro. Você vai perceber que essa é uma ótima forma de quebrantar o coração do seu parceiro e agir de forma eficiente quando o assunto é saber como superar conflitos no casamento.

Comunique-se na linguagem do outro

A construção do casamento é uma tarefa constante e que segue acontecendo todos os dias da nossa vida. Uma forma de trazer mais eficiência para esse momento é saber e reconhecer a linguagem do outro de se expressar. Existem pessoas que se sentem amadas quando recebem palavras de afirmação (ou seja, quando falamos o quanto amamos ou o quanto elas são importantes para nós), enquanto outras precisam de tempo de qualidade para isso.

O livro “As 5 linguagens do amor” ajuda muito na compreensão desse assunto — assim como na necessidade que temos de comunicar o nosso amor e respeito na linguagem do nosso cônjuge.

Opte sempre pela comunicação não-violenta

É comum cairmos em armadilhas que nos direcionam para uma comunicação violenta, principalmente quando estamos esgotados e estressados. E tem mais: esses comportamentos são aprendidos e ensinados na cultura que estamos inseridos. Ainda assim, não é porque temos liberdade com uma pessoa que podemos tratá-la de qualquer maneira.

Justamente por isso, esforce-se para empregar uma comunicação não-violenta no relacionamento de vocês. Opte por trazer à tona sentimentos de amor, compreensão e compaixão enquanto se comunica, tendo em vista que essa é uma ótima forma de amenizar os períodos de hostilidade.

Depois de entender um pouco melhor como superar conflitos no casamento, lembre-se de incorporar as dicas que compartilhamos aqui. Você vai se surpreender com os resultados! Além disso, procure realizar atividades em comum para aumentar a comunicação e conexão entre vocês, como a leitura conjunta de livros.

Para continuar se informando, leia nosso artigo sobre o manual prático da vida do cristão. Nos encontramos por lá!

Posts relacionados

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.