Precisamos falar sobre a importância da teologia cristã

4 minutos para ler

Os fundamentos da fé são muito importantes e merecem destaque na vida de qualquer pessoa que tenha o interesse em entender a fundo o que acredita. No caso do universo cristão a realidade não é diferente!

Em uma de suas cartas, o apóstolo Pedro estimula seus discípulos a estarem “preparados para responder a todo aquele que pedir razão da esperança que há em vós” (1 Pedro 3:15). Essa instrução continua valendo para cada um de nós atualmente!

Aprender mais a respeito de Deus e de Sua Palavra Sagrada é muito relevante — e a boa notícia é que isso pode ser desenvolvido por meio da teologia cristã. Se você quer entender um pouco melhor como um embasamento desse tipo pode te ajudar a crescer, então leia este artigo até o final.

Afinal, o que é teologia cristã?

Antes de qualquer coisa, é fundamental deixarmos claro do que estamos tratando quando nos referimos a teologia cristã. Para quem não sabe, a teologia é o estudo da existência de Deus, assim como sua relação com a humanidade.

No caso da teologia cristã, o enfoque envolve um estudo da história do cristianismo, seu contexto histórico, trechos sagrados e sua influência nas mais diversas áreas do conhecimento. Além disso, um curso desse tipo costuma abordar introduções a outras matérias, como sociologia e filosofia.

Como ela pode influenciar a vida cristã?

Algumas pessoas ainda pensam que o estudo de teologia está restrito para pastores, membros de liderança ou para os obreiros. Na verdade, a maioria desses cursos são abertos para qualquer interessado em entender um pouco mais da teologia cristã.

Como você deve imaginar, dedicar-se a um estudo desse tipo é muito importante para entender as razões da fé de forma mais completa. Veja abaixo outras influências que um curso de teologia pode trazer.

Fornece conhecimento sobre as Escrituras

É muito importante dedicar um tempo para conhecer a Bíblia mais a fundo, principalmente se considerarmos que “toda a Escritura é inspirada por Deus, e útil para ensinar, para repreender, para corrigir e para formar na justiça” (2 Tm 3:16).

Pois bem! Parar para estudar um pouco melhor as riquezas desta Palavra pode se revelar uma experiência incrível! Além disso, em um curso de teologia cristã é possível entender um pouco melhor o contexto histórico, as dimensões dos diálogos para a época e a ainda a importância de todos os acontecimentos no cenário judaico.

Garante a integridade da fé

Muitas pessoas fundamentam a sua fé na emoção ou em fatos que não trazem embasamentos bíblicos. É claro que esse tipo de crença também tem o seu espaço, mas ela não se sustenta por muito tempo, afinal de contas, as emoções podem nos vulnerabilizar em algumas situações.

Nesse caso, um estudo de teologia ajuda a entender de forma aprofundada a nossa fé, as revelações e provas de que Jesus é mesmo o Filho de Deus e também a respeito da atuação do Espírito Santo. Esses aspectos ajudam (e muito) a garantir a integridade da fé!

Redimensiona os conhecimentos

Como adiantamos, muitas vezes lemos os trechos bíblicos partindo da nossa experiência pessoal. A Palavra de Deus é viva e transformadora — e pode atingir e transformar cada um de nós nos mais diversos momentos.

Ainda assim, a Bíblia pode revelar verdades ainda mais consistentes se forem analisadas no contexto ao qual elas ocorreram. Para entender um pouco melhor, pense como a afirmação de Pedro de que Jesus é o Cristo, ou seja, o Messias esperado pelos judeus, pode ser ainda mais forte se pensarmos no peso que uma afirmação dessa tem para aquele povo.

Agora que você entende um pouco melhor a importância da teologia cristã, procure sempre compreender a Bíblia mais a fundo. Você vai perceber que estudar sobre a Palavra pode te levar a outros patamares no conhecimento de Deus.

Uma alternativa para dar início a isso o mais rápido possível é por meio do nosso e-commerce. Temos alguns livros teológicos que podem te ajudar a começar essa jornada, basta acessar agora mesmo e conhecer alguns deles! Nos encontramos por lá!

Posts relacionados

Um comentário em “Precisamos falar sobre a importância da teologia cristã

  1. Quer Pregar Com Conhecimento Bíblico Profundo, Dominando a Oratória, com boa Dicção, Citando Versículos de Memória, sem Timidez e com total Eloquência?
    Especialista em Pregação Bíblica Ensina Elaborar Sermões Impactantes em 30 Dias Até Mesmo Para Quem Prega Pela Primeira Vez!
    “Nunca será possível pregar com poder e impactar vidas sem o Espírito Santo, pois isso é igual a cortar uma árvore com o cabo do machado apenas, sem a lâmina cortante. Estudar é bom, conhecer a Bíblia e capacitar-se é fundamental, mas não há substituto para o relacionamento pessoal com Deus.”
    Para conhecer mais …indico esse maravilhoso curso: http://bit.ly/cursopregadorvocacionadocompl

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.