Versículos sobre trabalho: o que a Bíblia diz sobre o assunto?

4 minutos para ler

Desde a criação do mundo existe o trabalho, por isso podemos entender que esta é sim uma ordenança de Deus. Não é sem propósito que a Bíblia destaca vários versículos sobre trabalho.

Em Gênesis a história conta o trabalho de Deus enquanto criava o mundo. Ele trabalhou por 6 dias, criando sol, lua, estrelas, as águas, os seres que respiram e até a formação do homem e da mulher, e no sétimo dia descansou.

Alguns cristãos acreditam que o trabalho foi dado após o pecado, mas a verdade é que o trabalho foi entregue ao homem antes disto. Em Gênesis 2:15 diz: “E tomou o Senhor Deus o homem, e o pôs no jardim do Éden para o lavrar e o guardar.” Deus designou ao homem os cuidados do Jardim do Éden.

Então, após o pecado, o trabalho que era prazeroso e a terra boa para o cultivo foi transformado em um solo com espinhos, tornando as atividades penosas.

Neste post vamos identificar alguns versículos sobre trabalho para aprendermos o que a Bíblia nos diz, por isso continue a leitura!

A importância do trabalho

O trabalho é importante para o homem e é benção oferecida por Deus, pois Ele mesmo diz que: “Do trabalho de tuas mãos comerás, feliz serás, e tudo te irá bem.” (Salmos 128:2), por isso deve ser visto como um ministério, onde há a oportunidade de exercer suas atividades com mordomia, para fazer o Reino conhecido pela forma como o cristão conduz sua vida profissional. 

Para reforçar a importância dada ao trabalho, veja os versículos abaixo:

  • Eclesiastes 3: 22: “Pelo que vi não haver coisa melhor do que alegrar-se o homem nas suas obras, porque essa é a sua recompensa; quem o fará voltar para ver o que será depois dele?”
  • Eclesiastes 9: 10: “Tudo quanto te vier à mão para fazer, faze-o conforme as tuas forças, porque no além, para onde tu vais, não há obra, nem projetos, nem conhecimento, nem sabedoria alguma.”
  • 1 Tessalonicenses 4: 11 e 12: “e a diligenciardes por viver tranquilamente, cuidar do que é vosso e trabalhar com as próprias mãos, como vos ordenamos; de modo que vos porteis com dignidade para com os de fora e de nada venhais a precisar.”

O trabalho como ordenança divina

Na Bíblia alguns versículos sobre trabalho revelam que Deus concedeu o trabalho como uma ordenança, por isso é algo que todo cristão deve exercer com dedicação. Veja algumas passagens: 

  • Efésios 4: 28: “Aquele que furtava não furte mais; antes, trabalhe, fazendo com as próprias mãos o que é bom, para que tenha com que acudir ao necessitado.”
  • Provérbios 6: 9 e 11: “Ó preguiçoso, até quando ficarás deitado? Quando te levantarás do teu sono? Assim sobrevirá a tua pobreza como um ladrão, e a tua necessidade, como um homem armado.”
  • Filipenses 2: 14 e 15: ”Fazei tudo sem murmurações nem contendas, para que vos torneis irrepreensíveis e sinceros, filhos de Deus inculpáveis no meio de uma geração pervertida e corrupta, na qual resplandeceis como luzeiros no mundo.”

A benção registrada em versículos sobre o trabalho

Paulo repreendeu os cristãos de Tessalônica porque não queriam trabalhar. Ele deixou clara a orientação que o trabalho é uma benção e aquele que não quer trabalhar que também não coma. 

  • 2 Tessalonicenses 3: 10: “Porque, quando ainda convosco, vos ordenamos isto: se alguém não quer trabalhar, também não coma.”
  • 2 Tessalonicenses 3: 8: “nem jamais comemos pão à custa de outrem; pelo contrário, em labor e fadiga, de noite e dia, trabalhamos, a fim de não sermos pesados a nenhum de vós;”
  • Colossenses 3: 22: “Servos, obedecei em tudo ao vosso senhor segundo a carne, não servindo apenas sob vigilância, visando somente agradar homens, mas em singeleza de coração, temendo ao Senhor.”

Quando Deus registrou seu descansou no sétimo dia (Êxodo 20: 10), Ele queria nos deixar o exemplo de que as pausas são necessárias ao homem.

Por isso, é importante que o cristão busque na Bíblia as orientações para sua vida. Assim como ela contém versículos sobre o trabalho, também há outros ensinamentos.

Você gostou de conhecer os versículos sobre trabalho que estão na Bíblia? Então, assine nossa newsletter e conheça mais!

Posts relacionados

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.