Afinal, o quê é, e como alcançar a vida eterna?

4 minutos para ler

Eu lhes dou a vida eterna; jamais perecerão, e ninguém as arrebatará da minha mão. Aquilo que meu Pai me deu é maior do que tudo, e da mão do Pai ninguém pode arrebatar. Eu e o Pai somos um.” (João 10: 28-30)

Essas belas palavras de João, vêm nos falar sobre a Vida Eterna prometida por Deus àqueles que creem e levam uma vida segundo os preceitos de santidade do Pai. Mas, pouco nos debruçamos sobre o assunto, meditando sobre o real significado desse presente de Deus Pai para seus filhos. Precisamos urgentemente pensar, falar e agir mais sobre o que significa e como alcançar a vida eterna.

Nesse artigo, conversamos um pouco sobre essas questões, à luz das palavras de Jesus, e também sobre as ações e pensamentos que nos conduzem à eternidade. Vamos juntos?

O que é a vida eterna?

Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.” (João 3: 16)

Segundo as palavras bíblicas, a vida eterna é a ressurreição e a vida (João 11: 25) dada aos que creem em Jesus, em oposição à morte, resultado final da vida terrena, do corpo físico. Ou seja, para a alma daqueles que creem no Pai e em nosso Senhor Jesus Cristo, a vida continua sem fim para todo o sempre, junto ao Pai em um espaço além do tempo e do espaço como conhecemos.

É preciso que nos debrucemos sobre a vida eterna, para entendermos que é preciso desapegar da materialidade do mundo para alcançar a vida eterna no Reino dos Céus. Não é pecado algum lutarmos por uma vida digna quando estamos em vida, buscando realizar nossos sonhos e dar o melhor que podemos para nossa família.

Entretanto, é preciso lembrar que somos todos irmãos, diante do Pai. Ou seja, a luta por uma vida digna deve ser estendida a todos os irmãos, em especial aos que estão em situações de necessidade física e espiritual. Esse é o conceito de caridade que faz parte de todo o ensinamento de Jesus.

Quem acha a sua vida a perderá; e quem perde a vida por minha causa, esse a achará. (Mateus 10: 39)

Neste mundo, todos nós temos um tempo limitado, em que o fim é a morte. Porém, para os que creem em Deus e seguem os propósitos de Jesus, a morte é só o começo de uma vida eterna, em harmonia com Deus Pai.

Quem pode ter a vida eterna?

Fiel é esta palavra: “Se já morremos com ele, também viveremos com ele; (2 Timóteo 2: 11)

A busca pela eternidade caminha com o homem ao longo dos séculos e milênios. Mas afinal, o que diz Jesus sobre os eleitos do Senhor, dignos da vida eterna? A única maneira de alcançar a vida eterna é por meio de Jesus, do conhecimento e aceitação da Verdade de Deus, com uma vida vivida seguindo os preceitos de Jesus.

Contudo, como seres errantes que somos, o pecado é a chaga que carregamos. Para alcançar a vida eterna, basta “arrepender-se de seus pecados e crer que Jesus é o salvador.” (Romanos 10: 9-10).

O que fazer para alcançar a vida eterna?

Olho nenhum viu, ouvido nenhum ouviu, mente nenhuma imaginou o que Deus preparou para aqueles que o amam” (1 Co 2: 9).

Para alcançar a vida eterna, a harmonia total com Deus, é preciso, antes de tudo viver uma vida em comunhão com Cristo, arrepender-se de seus pecados diante de Deus e seguir as leis do Salvador. Todos podem alcançar a vida eterna, afinal, somos Filhos de Deus, eleitos para a vida que nunca se finda.

E o testemunho é este: que Deus nos deu a vida eterna, e esta vida está no seu Filho. Quem tem o Filho tem a vida; quem não tem o Filho de Deus não tem a vida.” (I João 5: 11–12).

Compartilhe essa reflexão sobre a vida eterna com seus amigos, nas redes sociais, e vamos juntos ajudar as pessoas a encontrarem o caminho do Senhor.

Posts relacionados

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.